Contabilidade em Niterói

ENTRE EM CONTATO

ou (21) 99080-3706
Tel: (21) 97235-2540

ABRA SUA EMPRESA

QUERO ABRIR MINHA

EMPRESA GRÁTIS

ENTRE EM CONTATO

99080-3706

(21) 97235-2540

ABRA SUA EMPRESA

QUERO ABRIR MINHA

EMPRESA GRÁTIS

Por que adicionar o CNAE certo é importante para o seu negócio?

Evite problemas com a definição correta do CNAE da sua organização

Para que você possa emitir o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) da sua empresa, é preciso que você escolha o CNAE em que se enquadra a sua atividade profissional. Esse código é essencial para emissão de nota fiscal e outras ações do seu negócio. Saiba o que você pode ter de problema se escolher o CNAE errado.

Antes de tudo, saiba que o CNAE serve como parâmetro para padronizar as atividades econômicas brasileiras e sua definição é fundamental para o enquadramento no regime tributário da organização recém-aberta. Confira abaixo os transtornos causados por um CNAE inadequado:

1. Problemas na tributação

Dependendo do CNAE que você escolher, você pode pagar mais ou menos imposto. Por isso, pondere sobre quais atividades são realmente necessárias para a prestação do seu serviço ou produção do seu produto. Se você possui a convicção de que quer se enquadrar no Simples Nacional, verifique os códigos que se enquadram nesse tipo de tributação.

O CNAE inadequado também pode originar a perda de incentivos fiscais e cobranças sindicais indevidas. Se você opera uma empresa de serviços, saiba que o CNAE é a base do cálculo. Nessa área há 4 tabelas diferentes em que a empresa pode se enquadrar. Se tiver dúvida, conte com o auxílio de uma empresa de contabilidade, pois são detalhes que podem passar despercebidos.

2. Bloqueio para licitações

Se a sua organização participa de processos licitatórios, definir o CNAE correto também é importante para evitar que sua empresa seja impedida de participar desse tipo de concorrência. Analise os editais e verifique outros detalhes com ajuda de um profissional especializado. Você deve manter as obrigações tributárias rigidamente em dia.

3. Irregularidade na empresa

Como falamos acima, você deve enquadrar toda atividade que fizer no seu negócio. Analise as etapas do seu negócio. Se há a necessidade de manipular e vender determinado produto, você tem que escolher um CNAE (ou mais de um) que englobe as duas atividades. Senão, você pode ser impedido de emitir licenças e alvarás de funcionamento, entre outros transtornos.

Se precisar de auxílio para definir o CNAE e outros detalhes da abertura da sua empresa, fale com nossa equipe

A Hafra Contabilidade & Auditoria possui todo o suporte necessário para essa nova fase da sua vida. Entre em contato conosco e solicite um orçamento para que você possa abrir sua empresa sem esquecer nenhum aspecto importante que vai gerar dor de cabeça futuramente. Você deve focar na evolução do seu negócio e não em problemas! Delegue atividades burocráticas com a Hafra Contabilidade & Auditoria.

CLOSE
CLOSE