Contabilidade em Niterói

ENTRE EM CONTATO

ou (21) 99080-3706
Tel: (21) 97235-2540

ABRA SUA EMPRESA

QUERO ABRIR MINHA

EMPRESA GRÁTIS

ENTRE EM CONTATO

99080-3706

(21) 97235-2540

ABRA SUA EMPRESA

QUERO ABRIR MINHA

EMPRESA GRÁTIS

Como classificar a sua empresa no CNAE?

Foto por Evelina Zhu from Pexels

Se você está em dúvida como escolher o CNAE do seu negócio, leia essa matéria

Se você está pronto para abrir a sua empresa, saiba que o CNAE é uma das informações mais importantes, como já falamos aqui. Tanto empresas que vendem produtos quanto serviços devem ter o seu CNAE, para emissão do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Saiba hoje como classificar a sua empresa no CNAE.

Reforçamos que a escolha correto do CNAE é fundamental para evitar o pagamento errado de tributos, emissão das notas fiscais e também desoneração na folha de pagamento, por exemplo. Além disso, e principalmente, alguns CNAEs não se encaixam no Simples Nacional.

Saiba como definir o CNAE do seu negócio

Você pode escolher e anotar o CNAE principal e os secundários. Contudo, solicite a ajuda de um contador para verificar se os códigos se encaixam em todas as atividades da sua organização, já que isso interfere também na emissão correta das notas fiscais de produto e serviço.

Há muitos detalhes em que a determinação correta do CNAE pode ser determinante. Essas informações são conhecidas pelo profissional de contabilidade. Sua empresa irá obter inúmeras vantagens e economizar tributos com esse enquadramento correto. Veja abaixo como realizar a definição do CNAE:

Entre no site do IBGE -> CONCLA

Você poderá achar facilmente os códigos colocando a sua atividade na busca. Exemplo: “consultoria”, “direito”, “seguros” etc. Clicando no código você descobre a divisão, grupo, classe e subclasse e tudo o que pode ser encaixado de atividade nesse CNAE. É bem completo.

Problemas que acontecem quando você escolhe o CNAE errado

Escolher esse código com cuidado é fundamental para você evitar prejuízos para a sua empresa. Primeiro de tudo, liste as principais atividades do seu negócio. A mais importante irá caracterizar o CNAE principal e as demais poderão se encaixar no CNAE secundário. O auxílio do profissional é importante nessa hora, já que surgem muitas dúvidas.

O CNAE que não corresponde às atividades do seu negócio pode gerar multas, problemas para regularizar o seu negócio, impedimento para liberação de licenças, despesas sindicais erradas, perdas de incentivos fiscais, entre outros transtornos.

Conte com uma contabilidade para ajudá-lo a abrir sua empresa de maneira adequada

Tudo o que você não precisa, no começo da sua empresa, é lidar com assuntos que vão trazer transtornos e desanimar a sua jornada empreendedora. Conte com parceiros que vão contribuir para a evolução do seu negócio desde o início. A contabilidade é uma área fundamental para que a sua empresa possa cumprir as obrigações fiscais e tributárias necessárias. Entre em contato com a Hafra Contabilidade & Auditoria e fale com nossos especialistas!

CLOSE
CLOSE