Contabilidade em Niterói

ENTRE EM CONTATO

ou (21) 99080-3706
Tel: (21) 97235-2540

ABRA SUA EMPRESA

QUERO ABRIR MINHA

EMPRESA GRÁTIS

ENTRE EM CONTATO

99080-3706

(21) 97235-2540

ABRA SUA EMPRESA

QUERO ABRIR MINHA

EMPRESA GRÁTIS

Contabilidade para médicos: por que você deve abrir um CNPJ?

Saiba quando é vantajosa a abertura de um CNPJ para médicos

Para médicos que não são CLT, pode ser uma vantagem abrir o CNPJ. Mas, como saber se diminui a carga tributária de suas receitas? Essas e outras perguntas são importantes na hora de você contratar uma contabilidade para médicos. Antes de tudo, saiba que o profissional contábil pode ajudá-lo a decidir.

Na legislação atual, um médico não pode ser Microempreendedor Individual (MEI). Os profissionais são considerados liberais e não autônomos, que são duas denominações diferentes. A atuação da medicina não se encontra nas atividades permitidas para se tornar MEI. As carreiras de grande potencial intelectual, que possuem regulamentação e exigência de formação não são permitidas.

Contudo, há outras formas para você atuar no mercado de trabalho e a contabilidade para médicos vai ajudá-lo a encontrar o melhor caminho, de acordo com a sua situação. Confira abaixo algumas opções:

1. Empresário Individual (EI)

O titular da empresa é o próprio médico e nesta modalidade não pode haver sócios. Então, o patrimônio do seu negócio se mistura com o da sua empresa, se ocorrerem possíveis dívidas na sua empresa.

2. Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)

Outra forma de abrir um CNPJ sem sócios é por meio da EIRELI. Foi criada em 2011, para evitar que houvesse sócios dentro do contrato social que não participassem efetivamente da empresa. Aqui o empresário separa o seu patrimônio. Todavia, para formalizar essa categoria é necessário ter o capital social mínimo de 100 salários mínimos vigentes.

3. Sociedade Limitadas (LTDA)

Nesse caso, o médico deve ter um sócio. A empresa também responde com o seu próprio patrimônio e não há mistura de bens pessoais e empresariais. É mais indicado para clínicas de saúde e não profissionais liberais.

Aqui há uma explicação resumida sobre cada modalidade de empresa que um médico pode se enquadrar. O ideal mesmo é conversar com especialistas em contabilidade para médicos para analisar qual é o melhor caso de acordo com a sua situação de atuação médica.

Vantagens da abertura de um CNPJ para médicos

1. Maior Controle

Nem sempre é possível manter o controle de suas finanças sem ajuda especializada. Quando o médico trabalha como pessoa física, deve recolher o imposto mensalmente pelo carnê-leão ou anualmente pelo imposto de renda. No caso da pessoa jurídica, o profissional só vai enviar as notas fiscais e recibos devidos que a contabilidade para médicos fará os demais trabalhos.

2. Flexibilidade para atuação

Um médico com CNPJ pode atuar em diversos lugares, sem ficar restrito a um deles. Pode prestar serviço para hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros segmentos de saúde. Além disso, futuramente, você pode abrir a sua própria clínica médica, contratando pessoas para trabalhar junto com você.

3. Redução de impostos

Dependendo da modalidade de cadastro do seu CNPJ, você pode ter uma redução grande no pagamento de impostos. Isso ajuda você a investir a sua receita em algo que realmente importante como seus estudos complementares, reforma e aparelhamento do consultório, entre outras atividades para a evolução da sua carreira.

Conte com uma contabilidade para médicos especializada e confiável em Niterói

Se você é médico e tem dúvidas sobre qual é a melhor forma de abrir um CNPJ para as suas atividades médicas, entre em contato com a Hafra Contabilidade. Nossa equipe está à disposição para marcar uma reunião para conversar sobre a sua situação. Chegaremos em uma solução que será benéfica para a sua saúde financeira. Entre em contato conosco e agende uma visita!

CLOSE
CLOSE