Contabilidade em Niterói

ENTRE EM CONTATO

ou (21) 99080-3706
Tel: (21) 97235-2540

ABRA SUA EMPRESA

QUERO ABRIR MINHA

EMPRESA GRÁTIS

ENTRE EM CONTATO

99080-3706

(21) 97235-2540

ABRA SUA EMPRESA

QUERO ABRIR MINHA

EMPRESA GRÁTIS

Guia de Imposto de Renda para Pessoa Jurídica

Confira informações importantes sobre o Imposto de Renda para Pessoa Jurídica

Você sabia que uma das principais fontes de receita do Governo têm origem no Imposto de Renda para Pessoa Jurídica e Pessoa Física? O dinheiro da arrecadação é destinado para programas sociais que abrangem a área de saúde, educação, entre outras. O montante de pessoa jurídica chega a cerca de 20%.

Se você possui uma empresa, deve manter as obrigações em dia, evitando multas e sanções que possam prejudicar o andamento do seu negócio. O período de apuração é diferente de pessoa física. O pagamento do tributo é feito por meio das guias DARF ou DAS.

O Imposto de Renda para Pessoa Jurídica pode ser pago em 4 modalidades diferentes

Simples Nacional

Essa é a forma mais simplificada de pagamento do imposto. São 8 tributações pagos todos os meses por meio de um DAS (Documento de Arrecadação Simples). A porcentagem varia de acordo com o faturamento da empresa, além do número de funcionários.

Lucro Real

Como o nome sugere, o Imposto de Renda para Pessoa Jurídica é baseado no lucro real faturado pelo negócio. Ele pode ser pago anual, trimestral ou mensal. A alíquota é de 15%. Ela pode ser utilizada como base em todos os segmentos, sendo obrigatória no setor financeiro. Um detalhe é que se o lucro por mês exceder o valor de 20 mil reais, a empresa deverá pagar 10% sobre o excedente.

Lucro Presumido

Para o pagamento de imposto por Lucro Presumido, a Receita Federal presume o quanto do faturamento da sua empresa foi lucro. Esse cálculo é feito por meio da tabela abaixo:

1,6% – Revenda de combustíveis;
8,0% – Regra geral (toda empresa que não está explicitamente nas definições acima e abaixo);
16,0% – Serviço de transporte que não seja de carga;
32,0% – Prestação de serviços em geral, intermediação de negócios e administração, locação ou cessão de bens móveis, imóveis ou direitos.
Fonte: Endeavor

Essa modalidade de imposto é paga por trimestre e pode ser escolhida por empresas que possuem faturamento entre 4 e 78 milhões. A alíquota é de 15% e há também 10% no valor que exceda 20 mil de lucro por mês, como a modalidade de Lucro Real.

Lucro Arbitrado

Esse tipo de modalidade é obrigatória ao contribuinte quando sua empresa deixa de cumprir obrigações relativas à determinação do lucro. A autoridade tributária aplica alíquota de 15% e também adicional sobre o lucro mensal excedido do valor de 20 mil reais.

Quando é apurado o Imposto de Renda para Pessoa Jurídica?

O Imposto de Renda para Pessoa Jurídica pode ser mensal (Simples Nacional e Lucro Real), trimestral (Lucro Real, Presumido e Arbitrado), anual (Lucro Real) e por evento (casos de incorporação, fusão, cisão ou extinção da pessoa jurídica).

Passo a passo para preencher e enviar o Imposto de Renda para Pessoa Jurídica

Baixe o programa Gerador da Declaração, no site da Receita Federal;
Preencha as informações do seu negócio, com as informações do faturamento;
Envie a declaração pelo programa Receitanet.

Obtenha ajuda especializada para a realização do Imposto de Renda para Pessoa Jurídica

O Imposto de Renda para Pessoa Jurídica possui inúmeros detalhes que podem passar despercebidos. Por isso, conte com profissionais especializados para realizar essa obrigação para a sua empresa, evitando multas e demais sanções. Entre em contato com a equipe da Hafra Contabilidade & Auditoria e solicite um orçamento!

CLOSE
CLOSE