Hafra Contabilidade

ENTRE EM CONTATO

ou (21) 99718-9407

ABRA SUA EMPRESA

QUERO ABRIR MINHA

EMPRESA GRÁTIS

Hafra Contabilidade

ENTRE EM CONTATO

21 99718-9407

ABRA SUA EMPRESA

QUERO ABRIR MINHA

EMPRESA GRÁTIS

Guia prático de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) para microempresas

As notas fiscais eletrônicas para microempresas garantem a operação segura

Emitir notas fiscais faz parte dos processos obrigatórios de qualquer empresa registrada. Inclusive, a venda de produtos sem esse documento comprobatório pode causar multas ou prisão do responsável. Por isso, a regularidade fiscal exige a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) para microempresas.

Esse é um processo simples, mas que pode gerar dúvidas, especialmente em pessoas que ainda não tiveram contato com o portal. Neste artigo, reunimos as principais informações sobre a emissão de notas fiscais eletrônicas para microempresas que você precisa saber. Boa leitura!

O que é uma nota fiscal eletrônica?

A nota fiscal (NF-e) é o principal registro em que as microempresas alegam a venda de produtos. Entretanto, em casos de comércios online, por exemplo, os negócios devem adotar a emissão de notas fiscais eletrônicas. Elas possuem a mesma validade jurídica e permitem a consulta online no Portal Nacional da NF-e ou no site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ).

Guia prático de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) para microempresas
Foto: mindandi/Freepik

Como as microempresas podem emitir notas fiscais eletrônicas?

Emitir notas fiscais eletrônicas é mais simples com o direcionamento correto. Pensando nisso, aqui estão os principais passos para que a sua microempresa cumpra com essa exigência legal. Confira:

Passo 1: Inscrição municipal 

Para emitir notas fiscais de qualquer natureza, é necessário que a microempresa tenha registro na prefeitura. Por isso, verifique a regularidade antes de dar continuidade ao processo.

Passo 2: Certificado digital

É uma identidade eletrônica que permite assinaturas digitais. O certificado digital é fornecido por uma Autoridade Certificadora (AC) credenciada pelo ICP-Brasil.

Passo 3: Acesse o portal

Acesse o portal Emissor Nacional de NF-e disponível no site do governo federal, vá em “Acesso com Usuário/Senha”, digite as informações nos campos “CPF/CNPJ” e “Senha” e depois clique em “Entrar”.

Passo 4: Preencha os dados 

Etapa que demanda atenção aos detalhes do produto vendido. São necessários dados sobre a microempresa, sobre o cliente e sobre o produto. Qualquer inconsistência pode gerar problemas fiscais.

Passo 5: Emissão da nota fiscal eletrônica

Após a revisão das informações, emita a nota fiscal eletrônica, que será enviada à SEFAZ para validação. O documento será disponibilizado no formato XML para ser enviado ao cliente.

Fale com especialistas na emissão de nota fiscal eletrônica para microempresas

A Hafra Contabilidade e Auditoria possui ampla experiência no setor contábil e está pronta para auxiliar os clientes com atenção e eficiência. Fale com a nossa equipe para saber mais sobre a emissão de nota fiscal eletrônica para microempresas e tenha suporte na operação.

NOSSA REDE SOCIAL

TIRE SUAS DÚVIDAS